domingo, 6 de novembro de 2011

Dicas básicas de etiqueta







ATITUDES NA HORA DE COMPRAR
No balcão procure não mexer nas peças selecionadas por outra cliente.
Para fazer uma pergunta à vendedora, é delicado primeiro pedir licença a quem ela está atendendo. Pergunte sobre o prazo para trocar as peças e certifique-se do preço de cada item antes de chegar ao caixa para evitar constrangimento.
CELULAR TOCANDO
O correto é a pessoa levar sempre consigo o aparelho de celular, mas caso o deixe sobre a mesa e o mesmo toque sem o dono estar por perto, a melhor atitude é não atender, pois os celulares geralmente possuem caixa postal, que é acionada automaticamente depois de alguns toques e grava a mensagem.
Caso o celular toque insistentemente e esteja perturbando o ambiente, o jeito é atender e dizer que o colega não está disponível no momento. Quando possível, pode-se anotar quem ligou e transmitir o recado.
CORRIGIR ERROS
Evite corrigir alguém que cometeu um erro de português, no caso de pessoas com muita intimidade pode-se dizer depois, quando estiverem à sós, com muita delicadeza qual foi o erro cometido. Mesmo sem ter gostado da correção, quem foi corrigido deve sempre agradecer.
PODE FUMAR?
O sinal mais claro que não se deve fumar em uma casa ou em um escritório é a ausência de cinzeiros, por isso, pedir para fumar é gafe e a resposta pode ser não.
Apresentações
Quem apresenta quem, quem deve ser apresentado primeiro, como apresentar...
Siga essas três regras básicas:
• os mais jovens são apresentados aos mais velhos;
• o homem é apresentado à mulher;
• a mulher solteira é apresentada à mulher casada.

As pessoas devem ser apresentadas com nome e sobrenome, a não ser em situações informais, como na rua ou na praia.
As pessoas têm nome e gostam de ser chamadas por ele.
Não se deve apresentar ninguém como “meu marido” ou “minha mulher”.
Não apresente a mulher com o nome do marido. O correto é apresentar assim: “Esta é a senhora Ana Lopes” e nunca “Esta é a senhora Carlos Lopes”.
Em situações formais, como reuniões e encontros profissionais segue-se a etiqueta tradicional, que diz que pessoas menos importantes são apresentadas às pessoas de maior destaque, ou seja, fique atento à hierarquia


Apresentando convidados...
Saber apresentar os convidados em uma reunião social é muito importante para o sucesso da festa.
Cabe aos anfitriões fazer as apresentações. É muito simpático acrescentar algumas informações sobre a pessoa que está sendo apresentada , facilita que algum assunto comum surja e aumente a integração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...