segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dicas de etiquetas by Stelinha Frota Salles


                                Dicas básicas de etiquetas do BRINDANDO A VIDA !
Embora as "regras" de etiqueta estejam bem menos rígidas atualmente, existem algumas coisas que são essenciais saber para não fazer feio nos eventos sociais em geral. Se você tem dúvidas em relação a comportamento, confira minhas dicas no assunto e boa festa...


                                                         Recebi o convite e agora?


RSVP

A sigla RSVP é a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît, que ao pé da letra significa "Responda se desejar" ou, em outros termos, é o tradicional pedido de confirmação da presença. A organizadora de eventos sociais Stelinha Frota Salles afirma que a média de confirmação é de 40% a 60% e a dica de etiqueta inicial é: retornar ao anfitrião o mais breve possível, depois de ter recebido o convite. "Dar um retorno para a pessoa que te convidou para um evento é uma gentileza. É imprescindível a confirmação, até mesmo se você não for, porque o número de pessoas interfere diretamente nos preparativos e no orçamento" Se você confirmou presença e pouco tempo antes da ocasião descobre que não poderá ir, comunique o anfitrião mesmo assim


Dresscode
Ainda se usa? Segundo os consultores, sim, sim. Trata-se de uma valiosa indicação no convite sobre o estilo do evento e como você deve ir vestido. "É um passaporte para a festa e deve ser respeitado". Imagine ir a um evento vestido de jeans e encontrar todos de traje social. No mínimo, você vai se sentir deslocado. Veja os significados dos trajes solicitados nos eventos:

Traje esporte - Pede roupa descomplicada. Para as mulheres, vestido leve ou calça com blusinha, sem salto. Para os homens, camisa e calça esportiva resolvem. Para ambos, é permitido o jeans, desde que não esteja surrado. Mas nem pense em aparecer de bermuda e tênis.

Esporte fino, traje passeio ou tenue de ville - Nesse caso, há um pouco mais de formalidade. Um salto e um vestido caprichado são bem-vindos. Para os homens, não há necessidade de gravata, mas se pode usar blazer sobre a camisa. Troque a calça jeans por uma de gabardine ou brim.

Traje social, social completo ou passeio completo - As mulheres devem optar por vestidos de tecidos nobres (seda, musselina, bordados) e os homens, terno e gravata.

Black-tie ou traje a rigor - A indicação é smoking para os homens e vestidos longos para as mulheres. Brilhos e joias completam o visual feminino, como também um bom pentead



                     A primeira impressão é a que fica ! Quem primeiro fala é o look.

                                                                 E  os vinhos!                 
 

Enochatos
Hoje tem se confundido bons conhecimentos de vinho com exibicionismo. Os conhecedores apreciam um bom vinho e, se percebem que há alguém à mesa que também gosta, faz comentários sobre a bebida. Já o enochato fala sempre para qualquer pessoa e, muitas vezes, estudou vinhos só para mostrar que conhece. "Nesse caso, é melhor procurar uma confraria onde todos se reúnem para falar de vinhos, já que ninguém é obrigado a conhecer e gostar da bebida fora desse meio".

Barulho no vizinho tarde da noite
Devemos sempre ter o bom senso qdo for fazer uma festa,  convidar os vizinhos ou avisa-los de forma carinhosa com um mimo pode ser até com guloseimas para adoçar e manter um bom realcionamento, um bom vizinho ficaadica!

Zíper aberto
Aviso ou não aviso? Primeiro, pense: você gostaria de passar pelo constrangimento de desfilar por aí de zíper aberto? Claro que não. Então faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você: "Avise, olhando nos olhos da pessoa",. "Evite usar códigos e mímicas, que só pioram a situação. Apenas fale e resolva a situação de forma natural"



Homem sempre dá passagem à mulher? Sim, o homem fica atrás da mulher. O homem entra antes no restaurante, pois é ele que fala com o gerente sobre a reserva da mesa. Outro caso: ao descer escadas, para dar suporte à mulher caso ela tropece, por exemplo. Já para subir a escada, aconselho o homem ir atrás só ser for marido ou namorado. "Se for um colega de trabalho, por exemplo, deve ir primeiro. Afinal, a mulher pode se sentir mal se estiver de saia ou calça justa", explica.

Visita ao recém-nascido
Evite pegar o bebê no colo e dar beijinhos, pois ele acabou de vir ao mundo e ainda não desenvolveu seu sistema imunológico. "O bebê não é um brinquedo"..
 E qdo for fazer arranjos com flores e velas que o perfume não interfira no sabor dos alimentos
                                           Tire suas dúvidas.. 
                           Em breve mais dicas do BRINDANDO A VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...